A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
2022.10.08 EM EXPOSIÇÃO
CIAJG

7 a 17 de Fevereiro 2019

Em exposição no CIAJG

Voltar

As novas exposições do CIAJG sublinham a ideia de ficções de lugares. Diante da transformação dos territórios e das identidades, do fim anunciado dos “Estados- -nação” ou da crise da representatividade, as ficções de lugares imaginadas por artistas são fundadas no desejo de redesenhar o mundo. E produzem novas formas de o habitar (ou dele escapar).


A caverna, para Artur Barrio, é o lugar do tempo sem tempo, interminável laboratório do artista que escava e aprofunda toda a poesia (e avessos da existência). Para Eduardo Matos, por seu turno, a fabriqueta traduz a micro-escala da existência prosaica, e aponta para uma poesia fabril, extraída de elementos banais.


Por outro lado, o museu encena toda a coleção do CIAJG, composta pelo trabalho de José de Guimarães, as artes africanas, pré-colombianas e antigas chinesas, que pode ser vista na exposição “Heteróclitos: 1128 objetos”, no piso superior. À exceção de um desses objetos, que, isoladamente, simboliza “a parte do todo”. Conheça de perto a serpente dos povos Baga, uma máscara zoomórfica usada nos rituais de iniciação “bansonyi”, na República da Guiné, em destaque neste ciclo de exposições do museu, no piso -1.


Marta Mestre

Direção artística do CIAJG

PROGRAMA

Loading...

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile