Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image loja

Voltar

CCVF

/

PEQUENO AUDITÓRIO

SÁBADO 11 NOVEMBRO - 18H30

VEIN feat. Rick Margitza
Música

Formado por três talentosos instrumentistas suíços com um percurso relevante nas áreas do jazz e da música clássica, o trio VEIN apresentar-se-á no Guimarães Jazz acompanhado de Rick Margitza, versátil e prolífico saxofonista norte-americano que, ao longo da sua carreira, colaborou com nomes fundamentais do jazz, tais como Miles Davis, Chick Corea, Maria Schneider e Martial Solal, entre outros. Praticante de uma música intimista e vinculada ao cânone tradicional do jazz e com influências da música clássica, este trio foi fundado em 2006 e manteve desde então uma atividade regular, tanto em termos de registos discográficos como em atuações ao vivo, tendo marcado presença em alguns dos mais prestigiados festivais de jazz europeus. Para além do trabalho composicional dos seus membros, o grupo tem desenvolvido algumas parcerias de longo curso com músicos como os improvisadores Dave Liebman e Greg Osby, e é neste método criativo que se pode também enquadrar a colaboração com Rick Margitza.

O grupo VEIN é formado pelo pianista Michael Arbenz, pelo baterista e percussionista Florian Arbenz e pelo contrabaixista Thomas Lähns, todos eles instrumentistas de grande cultura musical e assinalável capacidade técnica. Michael Arbenz é um pianista com uma carreira relevante enquanto líder e também em colaboração com músicos de jazz e compositores clássicos, tendo atuado em concerto sob direção de Pierre Boulez, um dos nomes maiores da música erudita contemporânea. Florian Arbenz, irmão do pianista, mantém igualmente uma intensa atividade na cena jazzística europeia ao lado de nomes como os de Kirk Lightsey e Claudio Pontiggia. Thomas Lähns estudou contrabaixo na Academia de Música de Basileia e desde então tem construído uma sólida carreira, tanto em regime colaborativo como enquanto solista ou integrado em orquestras dirigidas por maestros prestigiados como Heinz Hollinger ou Peter Eötvös.

Caraterizada sobretudo pela subtileza melódica e rítmica e pela precisão e clareza das suas composições, a música do trio encontra no saxofone tenor de Rick Margitza, à semelhança do que acontece na colaboração com o também saxofonista Dave Liebman, um veículo de expansão sonora, permitindo-lhe explorar matizes e intensidades emocionais habitualmente menos presentes no som do grupo. O tom impressionista que marca habitualmente a música dos VEIN é, portanto, reconfigurado pela capacidade expressiva de Margitza, um improvisador experimentado e de grande capacidade técnica, sendo legítimo esperar deste concerto uma música que à sofisticação do jazz de sensibilidade europeia do grupo suíço alia a pulsação do grande jazz da tradição norte-americana.

10,00 eur / 7,50 eur c/d

Michael Arbenz, piano
Thomas Lähns, contrabaixo
Florian Arbenz, bateria
Rick Margitza, saxofone tenor