Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image loja

Voltar

CCVF

/

PEQUENO AUDITÓRIO

SÁBADO 17 NOVEMBRO - 18H30

Matt Ulery's Delicate Charms
Música

Maiores de 12

Oriundo de Chicago, sendo atualmente um dos representantes mais destacados da dinâmica musical daquela que é uma das cidades mais importantes do jazz, Matt Ulery é um talentoso contrabaixista e compositor que, durante os últimos vinte anos, tem desenvolvido um sólido trajeto no meio jazzístico internacional, trabalhando em formatos muito distintos, desde a música de câmara até à composição para orquestras, e a partir de fórmulas musicais heterodoxas que cruzam referências de inúmeros universos musicais. Até à data editou vários registos discográficos em nome próprio, alguns dos quais pela editora Greenleaf de Dave Douglas, e colaborou com alguns dos mais relevantes músicos do jazz contemporâneo, entre os quais Kurt Rosenwinkel, Jeff Parker e Fareed Haque, entre outros.

Matt Ulery tem mantido uma relação de proximidade e cumplicidade artística com alguns dos músicos emergentes da cena jazzística de Chicago, e a formação que serve de veículo ao projeto Delicate Charms é reveladora desse fulgor colaborativo. O pianista Rob Clearfield, o saxofonista Greg Ward e o baterista Quin Kirchner são jovens instrumentistas versáteis e de notáveis recursos técnicos com uma sólida reputação no exigente circuito da cidade-capital do Illinois e que têm vindo a percorrer uma trajetória profissional que já lhes permitiu colaborar com nomes importantes da música contemporânea.

Rob Clearfield é um músico prolífico que, para além do seu trabalho em nome próprio, tem desenvolvido trabalho com alguns dos nomes maiores da cena jazzística de Chicago, nomeadamente Ernest Dawkins, Marquis Hill e Patricia Barber, entre outros. Greg Ward mantém uma relevante atividade enquanto instrumentista e compositor para orquestra, tendo já colaborado em inúmeros projetos de jazz, ao lado de nomes como William Parker e Andrew d’ Angelo. Quin Kirchner, por seu turno, é um talentoso baterista, compositor e DJ com um historial já significativo de colaborações com músicos importantes do jazz contemporâneo, tais como Rob Mazurek e Jeb Bishop. A formação de Delicate Charms fica completa com o virtuoso violinista Zach Brock que, apesar da sua juventude, possuiu já um estatuto consolidado na cena jazzística norte-americana, tendo sido inclusivamente premiado com um Grammy, em virtude sobretudo da sua atividade enquanto membro da banda Snarky Puppy e das relações artísticas que mantém com Phil Markowitz e Stanley Clarke, entre outros. Apesar de não ser um nativo de Chicago, Brock tem trabalhado intensamente com músicos oriundos daquela cidade, tendo já colaborado no passado com os instrumentistas que integram esta formação.

A música de Delicate Charms reflete a identidade musical idiossincrática e versátil do seu líder. Matt Ulery é um compositor inquieto e curioso cuja abordagem descomplexada do jazz o levou a explorar territórios exteriores ao jazz, caso da colaboração com o guitarrista Goran Ivanovic, e a estabelecer parcerias artísticas com músicos de outras latitudes geográficas como a vocalista polaca Grazyna Auguscik. Não sendo essa a matriz de Delicate Charms, este projeto mostra-se, no entanto, fiel aos princípios artísticos de Ulery: a criação de uma música expressiva, baseada em fraseados e melodias não-convencionais e integradora de uma memória musical inclusiva, capaz também de absorver e potenciar os contributos dos intérpretes das suas composições, alcançando assim patamares de universalidade e autenticidade raramente presente na música do terceiro milénio.

7,50 eur / 5,00 eur c/d

Matt Ulery, contrabaixo e composições
Zach Brock, violino
Greg Ward, saxofone alto
Quin Kirchner, bateria
Rob Clearfield, piano