A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CDMG

SÁBADO 25 SETEMBRO, 15H00-21H30

Festa na Casa

Oficinas / Visitas

Todo o dia

A Casa em Festa, uma Festa na Casa. Tudo pronto, só faltam os convidados. Neste regresso à programação regular da Casa da Memória de Guimarães, depois de umas férias bem passadas, juntamos palavras, transformações, contos, sons, comes e bebes numa celebração com toda a comunidade.

[* esta atividade foi cancelada em função das previsões meteorológicas, que apontam para que não se reúnam condições para a realização de atividades ao ar livre]

_

15h00 e 17h00

Mapa de palavras

Atelier Ser

Oficina de Serigrafia


Um projeto de arte participativa apresentado pelo coletivo artístico  Atelier Ser, onde os participantes serão convidados a criar uma nova cartografia da sua cidade com base nas suas memórias do lugar. As memórias estão quase sempre ligadas a sentimentos. Neste laboratório de serigrafia itinerante, vamos traduzir esses sentimentos em palavras e com elas representar a nossa cidade, o nosso território. O resultado serão coloridas combinações de palavras que representam um lugar e que transformam a partilha de sentimentos num mapa de memória coletiva.

_

15h00 e 17h00

Vamos transformar o plástico velho?

Precious Plastic Portugal

Oficina de Reciclagem de Plástico


“Precious Plastic” é uma comunidade global de centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico. Com a equipa Precious Plastic Portugal, neste formato de workshop mais amplo, ficaremos a conhecer este projeto global e o substrato a que se dedica – o plástico e as suas várias formas de reciclagem. Terá lugar uma demonstração com o conjunto das máquinas e a utilização de diferentes moldes. Segue-se o processo de identificação e separação do plástico com origem no “lixo”. E depois experimentamos o círculo de transformação completo numa peça nova.

_

19h00

Entardecer com Contos

António Fontinha e Raul Pereira

Sessão de Narração Oral


Para o segundo encontro ao entardecer, António Fontinha traz uma homenagem ao mundo rural. O imaginário dos Contos Tradicionais Portugueses foi, durante centenas de anos, cultivado em múltiplos momentos da vida comunitária. Em setembro, um dos impactantes afazeres da ruralidade, é a vindima. Este “Entardecer com Contos” contará também com a voz de Raul Pereira, como parceiro de narração de contos do nosso património, onde a vinha do enforcado será a rainha e o vinho, o rei.

_

20h30

Comes e Bebes [cancelado*]

Grupo 25 da Associação de Escoteiros de Portugal


Uma festa não se passa de barriga vazia, por isso convidamos um grupo de pessoas muito habituadas a fazer coisas boas que nos aproximam uns dos outros – coisas de comer e de beber. Vamos saborear petiscos e tradição, porque a memória também tem sabor.


[* esta atividade foi cancelada em função das previsões meteorológicas, que apontam para que não se reúnam condições para atividades ao ar livre]

_

21h30

O Colecionador de Sons

Acervo & Instalação Artística com Composições de Música Eletrónica Contemporânea Arca de Sons - Daniel Pereira Cristo e Hélder Costa

Música


Encerramos o programa de celebração do início da temporada da Casa da Memória da melhor maneira. Pelo território de Guimarães, fez-se um caminho de encontro com pessoas, para a recolha de sons, cantigas, dizeres e paisagens sonoras, naturais, citadinas, artesanais ou industriais. Ao acervo sonoro recolhido, juntou-se uma estória, uma criação artística de música eletrónica contemporânea e não só.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL

Entrada gratuita, com inscrição ao balcão no máximo 30 minutos antes do início da atividade.


A lotação é limitada em cada uma das atividades deste programa. As entradas são gratuitas, mediante inscrição na bilheteira da Casa da Memória, no próprio dia e até 30 minutos antes do início da respetiva atividade.

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile