A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CIAJG

/

Black Box

DOMINGO 31 OUTUBRO, 19H30

Bab L'BLuz

Música

Maiores de 6

Ciclo TERRA
Música ~ Marrocos

Bab L 'Bluz significa literalmente "O portão para o Blues". Criados em 2018, em Marraquexe, Marrocos, a banda explora um rock psicadélico, inspirado nas tradições Gnawa e Hassani, combinados com influências contemporâneas e da música popular marroquina.


A banda nasceu depois do encontro da cantora e guitarrista marroquina Yousra Mansour com o guitarrista e produtor francês Brice Bottin. Ambos apaixonados pela música Gnawa, decidem aprender guembri, um instrumento de cordas tradicional, a partir do qual compõem as primeiras canções, gravadas no máximo respeito pelo universo analógico dos anos 60 e 70. 


A eles juntaram-se depois Jérôme Bartholomé e Hafid Zouaoui, baseados em Lyon, em França, tendo tocado no Norte de África e em França essas canções, até que em 2020 lançaram o seu primeiro álbum de estúdio “Nayda!”, com o selo da Real World Records.


O impacto não podia ser mais positivo. Considerado um dos 10 melhores álbuns de 2020 na World Music pela revista Mojo, foi também elogiado por críticos de referência no The New York Times, BBC, Le Monde ou Pan African Music. Já este ano, a banda foi premiada pela revista Songlines, na categoria de Fusão.

O bilhete dá acesso às exposições do CIAJG no dia do concerto e à sessão de cinema do dia seguinte.

Yousra Mansourvoz, awisha, percussão

Brice Bottinguembri, percussão, voz

Hafid Zouaouibateria, voz

Jérôme Bartolomeflauta, percussão, voz

_

Organização Capivara Azul – Associação Cultural

Apoio Município de Guimarães e Direção-Regional de Cultura do Norte

Coprodução A Oficina

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile