A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CCVF

/

Grande Auditório Francisca Abreu

SEXTA 27 A DOMINGO 29 MAIO 2022

Universidade de Bolso

Coabitação e novas temporalidades
Conversas / Conferências
João Sousa Cardoso

A Universidade de Bolso é um programa de construção de conhecimento em regime intensivo que promove o encontro de ideias e experiências, na convergência da erudição e da prática, articulando a cultura contemporânea, o quotidiano e o arcaico. E, neste encontro, contribui para uma mobilização da troca de saberes, o aprofundamento de renovadas perspetivas políticas e uma preparada consciência diante da complexidade dos desafios do século.


Em cada ano, a Universidade de Bolso propõe, ao longo de três dias, a criação de uma comunidade efémera de vivência, observação, reflexão e debate aberto em torno de questões atuais, locais e globais.


Em cada edição, os participantes encontram-se com os Oradores: pensadores e artistas internacionais, relevantes do nosso tempo, convidados a proferirem uma aula pública; com os Habitantes: residentes locais que testemunharão um itinerário pessoal e saberes com direito de cidade; e os Observadores: dois convidados que acompanharão no terreno todo o programa e, no último dia, devolverão o seu olhar numa perspetiva participante, crítica e propositiva sobre o trabalho desenvolvido.


A primeira edição da Universidade de Bolso acontece entre 27 e 29 de maio de 2022, no Centro Cultural Vila Flor. Coabitação e novas temporalidadesé o mote escolhido para a edição inaugural e concentra-se na atualidade dos direitos das minorias étnicas nas sociedades contemporâneas e na elaboração social, ética e estética de uma cultura cosmopolita e transtemporal.


Nesta edição, os Oradores são: Françoise Vergès, intelectual, escritora e militante francesa com origem familiar na Ilha da Reunião que tem desenvolvido um pensamento crítico sobre as relações entre anticapitalismo, ativismo feminista e decolonização; Vladimir Safatle, filósofo brasileiro, docente na Universidade de São Paulo e músico, que tem produzido reflexão sobre a construção política das subjetividades entre a filosofia, a crítica da cultura e a teoria psicanalítica; Mary Enoch Elizabeth Baxter, que também assina com o nome hip-hop Isis Tha Saviour, artivista norte-americana baseada em Filadélfia, que trabalha a relação entre o sistema institucional da justiça (incluindo a justiça reprodutiva), a violência de estado e a comunidade afrodescendente nos Estados Unidos da América.


Os Habitantes Svitlana Baptista e Niranjan Sapkota partilham connosco – num espaço específico relacionado com a sua história pessoal como lugar de encontro – a experiência de imigração da Ucrânia e do Nepal, respetivamente, para Portugal.


Svitlana Fedynyak Baptista partilhará connosco a cultura cívica, tecnocientífica e política em que se formou na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o trauma coletivo da catástrofe ecológica de Chernobyl, a experiência migratória entre um regime autoritário do leste europeu e uma democracia em consolidação no extremo ocidente do continente. E como vive a recente invasão da Ucrânia pela Rússia. Niranjan Sapkota, por seu lado, mostrará como concilia a formação hindu e o território cultural de acolhimento, a carreira académica e o emprego fabril, além de – sendo os seus pais cantores folclóricos – o interesse pela música dos instrumentos tradicionais como uma prática familiar a que dá continuidade. Ambos os casos ajudarão a compreender as questões da alteridade, da inclusão política e das dinâmicas interculturais. 


Por último e como Observadores, a historiadora francesa Yvane Chapuis, responsável pelo Departamento de Pesquisa na escola de artes La Manufacture, em Lausanne (Suíça); e António Guerreiro, crítico cultural e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, contribuirão como relatores da presente edição, analisando a qualidade das trocas havidas e as suas implicações num processo de construção coletiva de conhecimento.


 A Universidade, instituição centenária, encontra-se hoje implicada num processo imprevisível de profunda transformação política, cultural e económica, procurando os caminhos que lhe permitam reencontrar o seu fundamento – uma casa do conhecimento universal – e reinventar a capacidade de acompanhar os processos sociais e atuar produtivamente no mundo. Com a primeira edição da Universidade de Bolso queremos, juntos, dar a volta ao mundo em 3 dias! Será a primeira volta de muitas revoluções.


João Sousa Cardoso

PROGRAMA

 

Sexta 27 maio

19h00 Françoise Vergès (França)

Pensamento Radical Negro, Anti-Imperialismo e Feminismo Decolonial Anticapitalista

Participação de Françoise Vergès por videoconferência. 60min + 30min Q&A


21h00 Cocktail 



Sábado 28 maio

10h30 Svitlana Baptista (Ucrânia)

Local Café Jardim (Vizela). Participação limitada a 50 pessoas, mediante inscrição prévia através do formulário online


15h00 Vladimir Safatle (Brasil)

Os limites das estratégias estéticas contra-hegemónicas: por uma conceção alternativa de autonomia da arte

60min + 30min Q&A


21h30 Mary Enoch Elizabeth Baxter (EUA)

Consagração a Maria. Aint I a Woman: estética carcerária, movimentos feministas e justiça reprodutiva

60min + 30min Q&A



Domingo 29 maio

10h30 Niranjan Sapkota (Nepal)

Local Bfruit (Moreira de Cónegos). 60min + 30min Q&A

Participação limitada a 50 pessoas, mediante inscrição prévia através do formulário online


15h00 Análise dos 3 dias com Yvane Chapuis, António Guerreiro e João Sousa Cardoso seguido de debate com os participantes

90min + 30min Q&A


Programa detalhado download ↓

Uma criação de

João Sousa Cardoso


Oradores

Françoise Vergès

Mary Enoch Elizabeth Baxter

Vladimir Safatle


Habitantes

Niranjan Sapkota

Svitlana Baptista


Observadores

António Guerreiro

Yvane Chapuis


Mediação Cultural

Francisco Neves


Produção

Rui Salazar


Design Gráfico

Pedro Nora


Tradução

Martin Dale


Agradecimento

Fátima Alçada, de quem partiu o gentil convite que deu origem à Universidade de Bolso.

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile