A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

Espaço Oficina

6 A 12 JUNHO

Depois do fim

Um ciclo sobre o que acontece quando a escola acaba
Teatro

Durante o decorrer dos Festivais Gil Vicente, o Teatro Oficina, enquanto companhia da casa, propõe umas jornadas de teatro dedicadas aos estudantes de teatro que estejam no último ano do curso, seja ele um curso profissional, licenciatura, ou outro. No entanto, são abertas a qualquer outro estudante de teatro que esteja noutro momento da sua formação, ou recém-profissional, sobretudo os que saíram para o mercado de trabalho nos últimos dois anos de pandemia, em que o sector cultural esteve sobejamente afetado, e que sentem que ainda não conseguiram arrancar a sua vida profissional.


DEPOIS DO FIM, um ciclo sobre o que acontece quando a escola acaba é composto por dois momentos: um workshop de quatro dias, e um ciclo de jornadas durante três dias.


Fazer teatro também pode ser pensar e discutir teatro. Mas, para fazer teatro, é também preciso saber como se abre atividade, como registar propriedade intelectual, como se apresenta um projeto para coprodução, como se faz uma candidatura.


Durante estes dias, iremos tentar explicar tudo o que sempre quiseste saber, mas nunca ninguém te explicou. Desde a partilha de experiências sobre estudar no estrangeiro, ao acesso às bolsas de estudo, passando por uma explicação sobre o mundo das agências e das audições.


Sara Barros Leitão

6 a 9 junho

De que nos serve a ilusão?

Workshop de Teatro, com Beatriz Batarda

A atriz, encenadora e professora Beatriz Batarda propõe um laboratório de criação sobre os mecanismos necessários ao imaginário do público para este possa ser levado a explorar os trilhos que conduzem até à verdade. Esta chamada é dirigida a jovens residentes em Portugal entre os 18 e os 26 anos que frequentem, ou tenham formação profissional ou superior em Teatro e/ou Dança, fluentes em português ou em inglês. 


seg, dia 6 - 14h - 18h

ter, dia 7 - 10h - 18h

qua, dia 8 - 10h - 18h

qui, dia 9 - 10h - 18h 

 

Participação gratuita, mediante inscrição e seleção.

A inscrição implica disponibilidade em todas as sessões, e a aceitação do registo vídeo de alguns exercícios. Lotação limitada.


Inscrições online no workshop através do formulário disponível aqui.

 

 

10 a 12 junho

Jornadas de Teatro

 

Sexta 10 junho


10h00-13h00

Estudar no estrangeiro, com Beatriz Batarda, Bruno Martins, Mário Carneiro (pela Fundação GDA), Luís Plácido dos Santos (pela Fundação Gulbenkian)

A sessão será dividida em dois momentos. O primeiro será dedicado à partilha de experiências sobre estudar teatro no estrangeiro, com um foco no panorama francês e no panorama inglês. Que escolas há? Que diferenças há entre elas? Qual a influência das escolas na criação de uma linguagem artística própria, capaz de influenciar o seu contexto?

No segundo momento, representantes de duas fundações com programas de atribuição de bolsas de estudo falarão sobre o acesso às mesmas, explicarão o processo de candidatura, os requisitos necessários, e tirarão dúvidas que possam existir. 

link para a transmissão online: https://vimeo.com/event/2192748

 

15h00-18h00

Apoios, candidaturas, coproduções, com Magda Bull

Nesta sessão far-se-á um panorama nacional e internacional de apoios à criação e à digressão. Explicar-se-á como se devem preparar as diferentes candidaturas. Será ainda abordada a questão das coproduções, como se chega até aos coprodutores? O que deverá constar num dossier de projeto? Em que consiste uma coprodução?

link para a transmissão online:  https://vimeo.com/event/2195398

Sábado 11 junho


10h00-13h00

Início da atividade profissional, com Sofia Leal

Nesta sessão serão explicadas todas as questões que envolvem a entrada para o mercado de trabalho profissional. O que é a Segurança Social? Que impostos devo pagar? Como me inscrevo? O que é um contrato de trabalho? E um recibo-verde? Como faço um seguro de acidentes de trabalho? O enquadramento legal do sector, entre outras questões fundamentais com que qualquer jovem se depara no momento em que a escola termina.

link para a transmissão online: https://vimeo.com/event/2195406
 

14h30-18h00

Castings e agências, com João Louro, Joana Cavaco, Bernardo Gomes de Almeida

Esta sessão será dedicada ao mercado de trabalho televisivo, publicitário e cinematográfico. Como se chega até às agências? Como se tem acesso aos castings? Como fazer uma self-tape? Serão abordadas ferramentas para atrizes e atores na preparação do seu CV, do seu showreel e das fotografias de apresentação. Será feita uma explicação sobre o funcionamento dos mercados do cinema, televisão, publicidade e presença digital.

link para a transmissão online: https://vimeo.com/event/2195424
 

Domingo 12 junho


10h00-13h00

Começar uma companhia, com Raquel Bravo

Nesta sessão serão explicados todos os passos necessários para iniciar uma companhia. Desde as questões mais práticas sobre a constituição de uma associação, cooperativa ou empresa, dos custos que envolve, quais os documentos necessários, etc., mas também será feita uma exposição global sobre o tipo de apoios que existem em Portugal, desde bolsas à criação, candidaturas, apoios à circulação de espetáculos, etc.

link para a transmissão online: https://vimeo.com/event/2195435 

13h00

Almoço-convívio em jeito de piquenique

Cada pessoa pode trazer o seu almoço e poderemos fazer um momento de partilha – quer de comida, quer de perguntas, pensamentos ou ansiedades.


Participação gratuita.

A participação em cada masterclass necessita de inscrição, que poderá ser feita neste formulário.

Público-alvo

Estudantes de teatro e jovens profissionais


Participação gratuita, mediante inscrição prévia através do formulário disponibilizado nesta página.

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile