A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CIAJG

QUARTA 5 OUTUBRO, 21H00

Anti-leituras #12

Teatro

Todas as idades

Esta quarta-feira, as anti-leituras do Teatro Oficina tomam de assalto o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, numa altura em que o museu finaliza as montagens das novas exposições, cuja inauguração está marcada para sábado. O texto que vamos ler é “Migraaaantes”, de Matéi Visniec, uma obra que aborda algumas das temáticas presentes na mais recente criação do Teatro Oficina, “Há ir e voltar”, que se encontra em cena no Espaço Oficina até 9 de outubro.

“Migraaaantes” permite-nos acompanhar um conjunto de histórias a que não faltam pontos de contacto com uma realidade que a maioria de nós conhece apenas através da televisão e dos jornais: a travessia do Mar Mediterrâneo em embarcações precárias, administradas por transportadores com mais ou menos escrúpulos; o dilema de Elihu, um jovem negro que, ao chegar à Europa, caiu nas malhas dos traficantes de órgãos; os bastidores da política, com um presidente que não prescinde dos conselhos “politicamente corretos” do seu assessor; e as insónias de um casal dos Balcãs que, depois de ver crescer à sua volta tenebrosos muros de arame farpado, decide transformar a sua casa numa espécie de misericórdia. Com estes “casos” – que, embora sendo fictícios, resultam do contacto diário do autor romeno com o fenómeno, primeiro como cidadão e depois como jornalista da Rádio France Internationale –, Matéi Visniec chama a atenção para a tragédia humanitária a que, comodamente, demos o nome de “crise dos refugiados” e a montante da qual estão, no seu entender, mais do que os conflitos que flagelam o Médio Oriente ou a África Subsariana, os problemas subjacentes à difusão do modelo social e económico do Ocidente.

Próximas sessões

Quarta 19 outubro, 21h00 - Espaço Oficina

Quarta 9 novembro, 21h00 - Espaço Oficina

Quarta 23 novembro, 21h00 - Espaço Oficina

Quarta 14 dezembro, 21h00 - Espaço Oficina

Entrada gratuita até ao limite da lotação disponível.

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile