A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CIAJG

5 MAIO — 23 JUNHO

Programa público da exposição "Interminável", de Artur Barrio

Oficinas / Visitas

5 maio, 10h00-12h30 + 14h30-17h00

Ocorrências I - Captar

Visita-oficina de imagem

Jornada de trabalho, com jovens estudantes de arte, sobre o papel da fotografia no registo e captação de gestos, tanto quanto na afirmação de inquietações e questionamentos. A sintetização da ação numa curta sequência de imagens e sua na articulação. O desafio lançado nesta atividade passa por servir-se de descrições e orientações de releitura, na forma e ordem como é apresentada, para pensar a exposição de Artur Barrio a partir do exterior do museu.


19 maio, 10h00-12h30

Ocorrências II - Detetar

Visita-Oficina de palavra

Atividade direcionada a crianças e jovens em idade escolar. Será feita uma exploração coletiva sobre a palavra inscrita e a construção narrativa, por acumulação - deambulando entre a ficção e a assunção. Parte-se à descoberta de indícios dos gestos e das ações do artista e dos seus possíveis significados. Os participantes serão detetives em busca de pistas e potenciais narrativas e motivações para os gestos visíveis na instalação “Interminável”.


23 junho, 10h00-12h30 + 14h30-17h00

Ocorrências III

Atividade direcionada para um público adulto. Começaremos com um enquadramento no contexto da prática do artista - desde a passagem por Portugal, no pós-revolução de 1974, à ditadura no Brasil nos anos 80 e ao nomadismo do seu trabalho e vida. Propõe-se um momento de ocupação e apropriação do espaço expositivo, para refletir sobre a inserção do corpo no contexto da obra: seja o corpo do agente que provoca o gesto, o que se confronta com os vestígios das situações criadas pelo artista. Nesta atividade, serão os participantes a mediar a obra e a analisar os trabalhos do artista, num exercício de audiodescrição afastando-se das convenções de uma visita guiada.

Na imagem

Artur Barrio

P.H. ............................. (1969)

Coleção do Artista

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile