A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

Espaço Oficina

TERÇA 13 JUNHO, 21H30

Encontros de Dramaturgia

Com Patrícia Portela
Teatro

Maiores de 12

“Encontros de dramaturgia” é uma plataforma de encontros entre dramaturgos, escritores e curiosos que se estende em duas edições, a primeira orientada por Patrícia Portela e a segunda por Rui Pina Coelho. Cada autor leva para os “Encontros de dramaturgia” uma obra sua em fase de elaboração para partilhar com os demais interessados (também autores e/ou leitores) que participaram do processo de seleção via Open Call. Os autores convidados pelo Teatro Oficina oferecem assim um processo de criação em partilha, entre sessões de leituras comentadas, escrita criativa, e algum enquadramento teórico que fundamenta as opções estilísticas e estéticas do texto em construção. Estas leituras participativas são sessões abertas a todos os públicos, onde serão lidos textos, em voz alta, que têm acompanhado e dão forma aos novos trabalhos literários para teatro de Portela e Pina Coelho.

Terça 13 junho / com Patrícia Portela

“All Art Is Ecological", de Timothy Morton

"Devenir Planétaire", de Jennifer Gabrys

"Planetarités en Débat (Revista "Multitudes")


Esta sessão será orientada por Patrícia Portela e decorrerá num grupo que se juntará numa plataforma online. O Espaço Oficina estará de portas abertas para quem quiser assistir e participar na sessão presencialmente. Quem preferir fazer o acompanhamento online, poderá juntar-se ao grupo, seguindo este link.


ID da Reunião: 352 152 240 260

Código de acesso: K3QZyu



Patrícia Portela (1974). Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Tem um mestrado em dramaturgia do espaço pela Central St Martins College of Art e pela Utrecht Faculty of Theatre e outro em filosofia contemporânea pelo International Institute of Philosophy de Leuven. É reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra e recebeu por ela vários prémios das quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/FCG para os espectáculos Flatland I (2004) e Wasteband (menção honrosa 2003), ou “Parasomnia”, finalista da 1ª edição do Prémio Sonae/MNACC 2015. Autora de vários romances e novelas, foi cronista na Rádio Antena 1 em 2019-2020, é cronista no JL desde 2017, participou no International Iowa Writers’ Program de 2013 e foi a 1ª bolseira literária da Embaixada de Berlim. Da sua mais recente obra destaca o Banquete, finalista do prémio APE 2012, Dias Úteis, 2016, e, mais recentemente, Hífen, finalista do Prémio Correntes D’Escritas e Prémio Ciranda 2022. Dirigiu o Teatro Viriato em Viseu durante a pandemia (20-22), foi responsável pela primeira edição do PACAP – performance advanced arts program do Forum Dança em 2015, e leciona com regularidade na Escola Superior de Teatro e Cinema. 

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.


Levantamento de bilhetes no local, disponível a partir de 1 hora antes do início da atividade.

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile