A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CCVF

/

Grande Auditório Francisca Abreu

SÁBADO 9 MARÇO, 21H30

Glimmer

Rui Horta e Micro Audio Waves
Música

Maiores de 6

15 anos depois de “Zoetrope”, Rui Horta e os Micro Audio Waves voltam a encontrar-se num espetáculo audiovisual, performático e tecnológico, que junta o trabalho do coreógrafo e a eletrónica pop, rock e experimental da banda.

“Glimmer” propõe o encontro entre ideias, emoções e a construção de futuro, sob um pano de fundo ecológico e fusional, transportado por criadores que nunca abdicaram de pensar nesse mesmo futuro. Um futuro onde cabem todos, sem exceção de cor, identidade e género. Uma viagem para o que desconhecemos e nos transcende, mas que imaginamos bem melhor do que o agora. “Glimmer” é sobre uma tecnologia tão humanizada que se confunde com a nossa alma, é sobre um computador que caiu de uma bicicleta e continua a funcionar. É sobre os corpos que se irão inexoravelmente fusionar entre si e com a natureza, num abraço universal à velocidade da luz. “Glimmer” tem tecnologia, muita tecnologia, mas tem muito mais música, dança e sobretudo poética.

Quando, em 2009, Rui Horta e os Micro Audio Waves se juntaram para criar “Zoetrope”, o resultado foi surpreendente, uma obra aplaudida pela crítica e pelo meio, com uma digressão recebida por um público entusiasta. “Zoetrope”, uma obra multidisciplinar sobre a forma de concerto encenado e muita tecnologia, falava do vertiginoso percurso da imagem, desde as primeiras imagens em movimento até à omnipotência da representação digital que permeia o nosso tempo.

Passaram 15 anos e muito aconteceu pelo meio. Hoje queremos novamente falar de futuro, algo que ainda ecoa na colaboração dos Micro Audio Waves com Rui Horta que, desta vez, convida Gaya de Medeiros para interagir com Cláudia Efe, Flak, Carlos Morgado e Francisco Rebelo. E queremos uma obra luminosa, que saia da intimidade de “Zoetrope” para palcos maiores, mais abertos, como a própria mensagem expandida de “Glimmer”. A tecnologia explodiu e muitas das ferramentas que na altura eram experimentais são agora mainstream. As perguntas são hoje sobre os limites da inteligência artificial, do machine learning e do big data, sob um pano de fundo de guerra dos homens e guerra do clima. Em “Glimmer” exploramos, sobre a forma de música, texto e movimento, articulando com um dispositivo cénico sofisticado mas tecnologicamente humanizado. E se as nossas agendas nos levam a uma vida entrecortada, que o palco seja o local onde semeamos pensamento. O privilégio de criar é poder ter tempo para pensar e partilhar com os outros. Em “Glimmer” queremos uma tecnologia que nos devolva o tempo e o encontro.

Direção, desenho de luz e espaço cénico Rui Horta

Coreografia Rui Horta, Gaya de Medeiros

Música original Micro Audio Waves (Claudia Efe, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo)

Intérpretes Claudia Efe, Gaya de Medeiros, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo

Conteúdos digitais e desenvolvimento de software Guilherme Martins

Realização vídeo Stella Horta

Direção de fotografia Tomás Vieira

Vídeo ‘Liquid Luck’e consultoria LED David Ventura

Video ‘Liquid Luck’ e grafismo promocional Marco Madruga

Figurinos Constança Entrudo

Figurinos do vídeo ‘Pacific Airways’ Sofia Braga

Direção de produção Pedro Santos

Direção técnica João Chicó

Som Artur David

Roadie Sérgio Barata

Assistente de iluminação e palco Pedro Guimarães

Comunicação this is ground control

Entidades coprodutoras

Teatro Aveirense / estreia

A Oficina/Centro Cultural Vila Flor

São Luiz Teatro Municipal

Teatro Municipal de Ourém

CCC Caldas da Rainha

Cine-Teatro Curvo Semedo

Teatro Viriato

Produção Modern Drift

Agradecimentos especiais

João Aidos

Maria Ana Franco de Sousa / Prodança

Equipa d'A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, pelo apoio na residência na Fábrica ASA

Equipa do Teatro Aveirense pelo apoio na estreia

Miguel Seabra / Teatro Meridional

Intérpretes vídeo ‘Neon Gods’: Alex Bernardo, André Teodósio, Aviva Netto Obst, Catarina Rodrigues, Carlos Carvalho, Clara Morgado, Daniel Matos, Diogo Passucu, Emília Melo Dias, Francisco Cordovil, Joana Cardoso, Julita Santos, Leonor Brito, Máximo, Paula Albuquerque, Paulo Lisboa, Sebastião Albuquerque, Victor Gonçalves

Duração 90 min. s/ intervalo

_

Fotografia @ João Duarte

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile