A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CCVF

/

Café Concerto

QUINTA 23 OUTUBRO, 21H30

Botticelli Baby

Guimarães Jazz - 34.ª edição
Música

Todas as idades

CONCERTO PRÉ-FESTIVAL

A grande novidade do Guimarães Jazz em 2025 é a realização de um concerto de arranque do festival fora do programa “oficial”, que pretendemos ser uma porta de entrada festiva para um género musical muitas vezes equivocadamente percecionado pelo público não-especializado como excessivamente intelectualizado e austero. Nesta primeira experiência, a escolha recaiu sobre a banda alemã Botticelli Baby, um projeto singular que navega livremente por paisagens musicais ecléticas – pop, soul, funk, vaudeville, música balcânica e cigana, entre outros estilos – sempre em alta rotação e com o swing do jazz canónico em pano de fundo.

Fundada em 2012 e baseada numa instrumentação de contrabaixo, voz, trompete, trombone, saxofone, bateria, guitarra e piano, a banda Botticelli Baby é constituída por seis excelentes músicos alemães de diferentes idades e proveniências estéticas que há muito vêm preenchendo os palcos europeus de uma energia musical elétrica e intensamente inventiva. Ao longo do tempo, o alinhamento de músicos foi mudando – da formação original resistem Alexander Niermann, Marlon Bösherz e Jörg Buttler – e a direção criativa do projeto foi acompanhando essa mudança, explorando novos horizontes musicais, mas a pureza do propósito de comunhão e diálogo pela música não se desvaneceu. O seu primeiro registo discográfico (“Junk”) data de 2018 e, desde então, a banda editou mais quatro álbuns – entre eles, o celebrado “SAFT”, de 2021, gravado em plena pandemia – que documentam a evolução estilística de um grupo que sempre teve como premissa fundamental a fusão de vários estilos musicais adjacentes ao jazz numa textura sonora com uma qualidade quase cinemáticas.

Iconoclastas e excêntricos na sua linguagem musical e imagética, os Botticelli Baby são a confirmação de que existe no jazz contemporâneo espaço para a originalidade e para a sofisticação sonora sem que isso represente necessariamente a construção de discursos intelectuais ou musicalmente complexos. Nunca abdicando da integridade artística, este grupo afirma-se pela capacidade interagir ludicamente com as convenções do jazz e, nesse jogo, criar emoções e pontes de sentido culturais, que é no fundo sempre a ambição da verdadeira música.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível

Tom Hellenthal bateria

Maximilian Wehner trombone

Jörg Buttler guitarra

Marlon Bösherz contrabaixo e voz

Alexander Niermann trompete

Lion Wiegmann teclados

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile