A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CDMG

SÁBADO 13 DEZEMBRO, 16H00

Lançamento da Veduta XIX

Apresentação

A Veduta chega à sua 19.ª edição com um número inteiramente dedicado ao programa E porém, elas movem-se: a escultura pública em Guimarães, acolhendo o olhar plural de investigadores e artistas que, a partir da escrita, da fotografia, da dramaturgia e da reflexão crítica, interrogam a presença da escultura no espaço urbano, a sua memória e os seus movimentos.

Na revista deste ano, com direção de Catarina Pereira e coordenação científica de Mónica Faria, Jorge Palinhos parte das pulsações simbólicas das estátuas e das suas derivas para pensar a relação entre arte, espaço público e consciência coletiva; José Pastor explora, pela fotografia, a aproximação entre as figuras escultóricas e os habitantes da cidade, humanizando-as e revelando-lhes novos vínculos visuais. Marta Lima reflete sobre metodologias de criação, entre o trabalho pessoal e a encomenda pública, abordando a escultura como intervenção duradoura no espaço comum; Mónica Guimarães problematiza os desafios arquivísticos, documentais e históricos inerentes à preservação da memória escultórica; e Sónia Moura junta-se a este conjunto de vozes que mapeiam, com rigor e sensibilidade, as camadas visíveis e invisíveis da cidade.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile