A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

Vários locais

5 A 14 FEVEREIRO

GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea

15ª edição
Dança

A sincronização da diversidade. 

Os períodos de grandes transformações culturais e sociais exigem da coreografia humana movimentos complexos sujeitos à reinvenção. Essa reinvenção e experimentalismo, para projeção de futuro, tem acelerado, embora haja a sensação de que o futuro em si mesmo é agora uma ideia ultrapassada pela vertigem da desmaterialização.

Neste GUIdance, abordamos a importância do corpo, da sua representação enquanto tecnologia de futuro e a implicação de um conjunto de revoluções sincronizadas no tempo, que afetam o nosso poder cognitivo e a construção da vida em comunidade.

À 15ª edição, fazemos regressar a grandiosidade de presenças passadas (Akram Khan, Marie Chouinard, Olga Roriz, Tânia Carvalho, Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão), que tornam relevante o investimento nas relações e nas matérias que constituem o nosso humanismo. E também abrimos espaço para a descoberta de outras vozes (Janet Novás, Ermira Goro), para que a referida reinvenção e o experimentalismo nos ofereça novas formas de pensar e sentir, como possibilidade de crescimento de todas as nossas diferenças.

A sincronização da diversidade é agora um processo que desafia a nossa evolução e nada melhor do que canalizar essa revolução de diferentes vontades através da dança, e de histórias que podem trazer compreensão aos nossos dias e empatia ao nosso olhar.

A viagem será intensa, tal como em edições anteriores, mas a manifestação expressiva da arte e das diferentes formas do imaginário humano, fará deste GUIdance um enorme campo sensível e um repto à possibilidade de sincronizar coisas improváveis.

Dancemos, então, em sincronia, pela diferença que nos carateriza.

Rui Torrinha

Quinta 5 fevereiro, 21h30 

CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 

Olga Roriz (PT)

O Salvado


Sexta 6 fevereiro, 21h30 

Teatro Jordão / Auditório

Janet Novás & Mercedes Peón

Mercedes máis eu

AEROWAVES


Sábado 7 fevereiro, 18h30 

CIAJG / Black Box 

Ana Rita Xavier, Daniel Conant, Madison Pomarico, Andy Pomarico,
Jonas Friedlich, Maurícia Barreira Neves, Belisa Branças

Tender Riot

ESTREIA ABSOLUTA


Sábado 7 fevereiro, 21h30 

CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 

Compagnie Marie Chouinard (CA)

MAGNIFICAT + BodyremixRemix

ESTREIA NACIONAL


Quinta 12 fevereiro, 21h30 

CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 

Tânia Carvalho (PT)

O Gesto do Falcão + O Sono da Montanha

ESTREIA ABSOLUTA

 

Sexta 13 fevereiro, 21h30 

Teatro Jordão / Auditório

Ermira Goro (GR)

Sirens

ESTREIA NACIONAL | AEROWAVES

 

Sábado 14 fevereiro, 18h30 

CCVF / Pequeno Auditório

Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão (PT)

Quando Vem A Taciturna De Limiar Em Limiar O Presente Frágil

ESTREIA ABSOLUTA

 

Sábado 14 fevereiro, 21h30 

CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 

Akram Khan Company (UK)

Chotto Desh

ESTREIA NACIONAL

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile