Voltar
ATÉ 1 FEVEREIRO
Open Call MICA – Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato
Maiores de 12
Evento
A Oficina abre candidaturas para duas residências artísticas no âmbito do programa MICA – Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato, dirigidas a dois artistas visuais: um(a) ceramista e um(a) artista têxtil. A residência terá lugar no Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra, em Guimarães, entre 23 de fevereiro e 6 de março de 2026.
O MICA promove o encontro entre tradição e inovação, criando espaço para a experimentação, o diálogo e a cocriação entre artistas e artesãos. Nesta edição, pretende-se explorar as intersecções entre cerâmica e têxtil, valorizando os saberes ancestrais locais e desafiando novas formas de expressão e colaboração. Durante a residência, os artistas desenvolverão um projeto conjunto e dinamizarão duas oficinas comunitárias abertas ao público, partilhando processos, técnicas e reflexões com a comunidade. No final, será inaugurada uma exposição com as obras criadas, acompanhada da edição de um catálogo.
Condições de participação
Duração da residência: 2 semanas (10 dias úteis de cocriação)
Alojamento em Guimarães incluído
Bolsa de produção e apoio logístico de 1200€ por parte d’A Oficina
Materiais básicos e acesso aos equipamentos do CAO Fornos da Cruz de Pedra
Participação obrigatória nas oficinas comunitárias e exposição final, a realizar nos dias 28 de fevereiro e 7 de março e 18 de abril, respetivamente
Documentos necessários
Portefólio (máx. 10 páginas)
Carta de motivação (máx. 1 página)
Breve biografia (até 1000 caracteres)
Comunicação dos selecionados: a partir de 9 fevereiro
Residência artística: 23 fevereiro a 6 março
Exposição e apresentação pública: 18 abril
Projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030
Produtos artesanais únicos e de imprescindível preservação, a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães foram alvo de uma candidatura submetida pel’A Oficina ao Programa NORTE 2030 cuja aprovação e financiamento vai permitir promover a sua valorização social e económica, simbólica e cultural, através de um conjunto de ações de criação artística e de mediação cultural que se vão desenrolar ao longo de todo o ano.

Candidaturas através do formulário disponível aqui
