A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CCVF

/

Grande Auditório Francisca Abreu

SÁBADO 28 FEVEREIRO, 21H30

A Colónia

Marco Martins
Teatro

Maiores de 14

Criado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, “A Colónia”, do encenador e cineasta Marco Martins, é um espetáculo sobre os acontecimentos vividos entre junho e agosto de 1972 numa inédita colónia de férias para filhos de presos políticos num casarão das Caldas da Rainha. Aqui, durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, brutalmente marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade, sofrimento e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar e a ser livres. Marco Martins reúne mais uma vez um elenco que incorpora atores não-profissionais para conceber uma peça que parte das histórias e vivências pessoais dos filhos de presos políticos para chegar a um objeto artístico que as problematiza para além do aspeto biográfico e documental, e em que a música tem um papel determinante.

“A Colónia” foi um sucesso raro na sua estreia, com a Culturgest, em Lisboa, esgotada durante duas semanas e dez récitas. O projeto esteve também no Teatro Nacional São João, no Porto, com datas sempre esgotadas. Este reconhecimento do público e da crítica valeu-lhe o Globo de Ouro de ‘Melhor Espetáculo’, na categoria de Teatro, em 2025. Agora, é a vez de Guimarães e do Centro Cultural Vila Flor assistirem aquele que é um dos espetáculos mais urgentes sobre a nossa memória e o nosso futuro.


Este espetáculo terá audiodescrição e tradução em Língua Gestual Portuguesa.


A audiodescrição é um comentário adicional dirigido às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e que se refere à linguagem corporal, expressões e movimentos. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, durante as pausas naturais do áudio, sobre o que está a acontecer (e que não é percetível através da audição).


A Língua Gestual Portuguesa e a língua através da qual grande parte da comunidade surda em Portugal (cerca de 30.000 pessoas) comunica entre si. A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. É produzida pelos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.



2026.02.27 A Colónia - Marco Martins
2026.02.27 A Colónia - Marco Martins

Duração 2h15

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile