Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Voltar

DATA LIMITE 19 FEVEREIRO

Recrutamento Direção Artística
CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES (CIAJG)

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) é um equipamento e um projeto cultural que junta e expõe um vasto conjunto de peças das três coleções que José de Guimarães vem reunindo há mais de cinco décadas – Arte Tribal Africana, Arte Pré-Colombiana (México, Peru, Guatemala, e Costa Rica) e Arte Chinesa Antiga –, bem como obras da autoria do próprio e de outros artistas contemporâneos, promovendo um diálogo constante entre a arte e a cultura de espaços e tempos bem distantes entre si.

Dedicando a maioria das suas salas à exposição de caráter mais permanente, dá igualmente lugar a exposições temporárias, vincando a polivalência e diversidade das suas propostas – que atravessam variados géneros artísticos – com a Black Box e Sala de Conferências que este equipamento dispõe, sendo o CIAJG marcado (e vivido) por um intenso envolvimento do serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.

Inaugurado a 24 de junho de 2012, no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, o CIAJG encontra-se integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade – um projeto infraestrutural de transformação do Antigo Mercado de Guimarães num espaço multifuncional, dedicado à atividade artística, cultural e económico-social –, recebendo o nome do colecionador e artista plástico vimaranense que aqui confia grande parte do seu espólio.


PERFIL

➞ Formação superior, ao nível de pós-graduação ou doutoramento, em área de conhecimento relevante e compatível com a função;
➞ Experiência profissional mínima de 5 anos em funções compatíveis, preferencialmente num museu ou instituição de arte contemporânea;
➞ Experiência internacional é fator preferencial;
➞ Experiência de trabalho com coleções de arte;
➞ Conhecimento e experiência dos processos de estudo e documentação das coleções;
➞ Conhecimento estruturado da realidade artística do território de Guimarães;
➞ Experiência em processos de estudo e documentação nas artes visuais;
➞ Conhecimento e identificação com o projeto artístico e de programação geral d’A Oficina;
➞ Competências sólidas de planificação e gestão orçamental;
➞ Capacidade de organização e trabalho em equipa;
➞ Competências de comunicação interna (relacionamento interpessoal com as equipas) e externa (relação com artistas, curadores, entidades e agentes culturais)


PROPOSTA DE ABORDAGEM ARTÍSTICA

Definição de uma estratégia assente na criação artística contemporânea que compreenda uma visão de como o CIAJG se deve posicionar no contexto cultural local, nacional e internacional e uma definição das linhas programáticas na orgânica global, de acordo com a missão e objetivos d’A Oficina.

Definição de linhas orientadoras para programação artística multidisciplinar, aprofundando a relação dos artistas com os seus públicos, bem como a acessibilidade e promoção de hábitos culturais, associado ao trabalho e estratégia já existente de Mediação Cultural.


PROCESSO DE RECRUTAMENTO

Para os fins acima descritos, A OFICINA CIPRL abre um processo de recrutamento para o cargo de Direção Artística do CIAJG, que reportará e articulará com a Direção Artística e Executiva d’A Oficina toda a programação e gestão do museu.

O contrato terá a duração de três anos e com entrada imediata.

➞ Abertura do Processo de Recrutamento: 31 de janeiro 2020
➞ Data Limite Receção das Candidaturas: 19 de fevereiro 2020
➞ Entrevistas dos Candidatos Pré-Selecionados: 26 de fevereiro a 01 de março 2020
➞ Comunicação dos Resultados: março 2020

Os/as interessados/as devem enviar o Curriculum Vitae e Proposta de Abordagem Artística para o CIAJG, através de correio eletrónico, recursoshumanos@aoficina.pt, até às 23h59 do dia 19 de fevereiro, ou na sede d’A Oficina, sita Avenida D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães, até 18h30 do dia 19 de fevereiro.

Durante o prazo de apresentação de candidaturas, os interessados que pretendam efetuar visitas ao CIAJG poderão fazê-lo livremente, durante o seu horário de funcionamento e abertura ao público.