A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Back

ONLINE

ATÉ 9 ABRIL

Open Call Laboratórios de Verão 2023

Open Call
Information

OPEN CALL

Aberto período de candidaturas para residência de criação

Desde 2015 que os Laboratórios de Verão têm firmado um lugar de destaque no apoio à criação artística no distrito de Braga. Ao longo de oito edições, este programa criado pelo gnration, apoiou mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas.


Com ênfase nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas, os Laboratórios de Verão assumem um formato de residência artística com vista à experimentação de novas ideias e trabalhos, para apresentação pública subsequente.


Em 2023, o gnration e o CIAJG - Centro Internacional de Artes José de Guimarães associam-se como parceiros nos Laboratórios de Verão, reforçando a missão de apoiar a cultura contemporânea do território.

Destinatários

Artistas ou coletividades residentes no distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas.

o que pretendemos

• desenvolvimento de trabalho artístico original em formato de residência artística no CIAJG e gnration durante um período de 2 semanas;

• apresentação pública do trabalho, no contexto da programação do gnration (Braga) e do CIAJG (Guimarães), em formato performativo ou de instalação/exposição (datas a definir posteriormente, em função da natureza dos projetos vencedores);

• disponibilidade para apresentação posterior no Editoria (Porto), com datas e condições a acordar mutuamente.


O que oferecemos

• local de trabalho durante um período de 2 semanas durante o mês de junho, no CIAJG, e durante o mês de agosto, no gnration;

• apoio monetário de 2000 euros por projeto referente a cachet artístico e aquisição de materiais* necessários para a sua execução. O valor deverá incluir IVA, caso aplicável;

• apoio de técnico e de produção para a implementação dos projetos;

• acompanhamento curatorial;

• a eventual apresentação posterior no Editoria (Porto) incluirá um valor monetário adicional, a acordar posteriormente entre o artista e a entidade.

* materiais técnicos, de construção ou quaisquer outros que sejam intrínsecos à execução e apresentação da obra.

número de projetos a apoiar

• 4 (quatro)


O que é necessário para concorrer

• descrição da proposta artística;

• descrição dos requisitos logísticos, espaciais e técnicos, associados à proposta;

• biografia e portfólio dos autores;

• documento comprovativo de residência no distrito de Braga (no caso de o proponente não ser natural do distrito de Braga);

• declaração de compromisso no desenvolvimento do projeto nas instalações do CIAJG e gnration, durante os meses de junho e agosto.


Júri

• o júri será composto por Luís Fernandes (Direção Artística do gnration, Braga), Marta Mestre (Direção Artística do CIAJG, Guimarães) e Paulo Mendes (artista e curador do projeto Editoria, Porto).


Formulário de candidatura

https://forms.gle/Pwsaw5GDpaMZ1fst6


Prazos

Fecho das candidaturas: 9 de abril

Anúncio dos vencedores: 9 de maio


O programa Laboratórios de Verão é uma ação promovida pelo gnration e pelo CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães).

Na imagem: Instalação "Entre o céu e o mar teremos sempre a montanha", de Luís Ribeiro, projeto vencedor dos Laboratórios de Verão de 2022.

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile