A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Back

Various locations

MARCH 25 — JULY 8

Public programme of the Eduardo Matos' exhibition

Workshops / Visits
Próxima atividade: Armazéns Pessoais 4 a 8 julho. Inscrições abertas

Fabriqueta (small production units) by Eduardo Matos, works with a public programme, curated by Inês Moreira, in which evidences are produced and the meanings and in which imaginaries associated to deindustrialised territories are amplified. The Delegation’s Visit to the Installations presents the installation conceived by Eduardo Matos and the plan for its public activations. The Visibilization Workshop, coordinated by Miguel Oliveira (artist and professor at IPCA), takes young artists through the surrounding buildings, whose records will be exhibited at the Fabriqueta. On May 6, in an intense day of walking and discussion, the Workers' Leaving the Factory, coordinated by the artists Eduardo Matos, Max Fernandes, Ludgero Almeida and Pedro Bastos, travels through the territory of Guimarães, crosses CAAA and returns to CIAJG, for an evening session, Workers, Artists and Spaces at Ave Valley, with special guests. Two artistic and community creation workshops, coordinated by Max Fernandes and Eduardo Matos, create public performances at Fabriqueta, the first with a spontaneous choir, the Voice and Work Workshop, followed by a workshop and performance with teenagers who share their Personal Warehouses.


Visita da Comitiva às instalações

25 março, 18h00 • CIAJG

Com Eduardo Matos e Inês Moreira

A Comitiva visita a Fabriqueta de Eduardo Matos para conhecer o local de produção de imaginários e artefactos que transformaram a paisagem e as vidas de quem os ocupou numa nova sucessão de quotidianos ruro-industriais. Por entre pedaços de máquinas, muros, vigas e inertes, florescem pequenas vidas e ancestrais penedos que convivem em cada sítio singular. O artista e a curadora mostram os engenhos desta indústria e os seus subprodutos.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.


Oficina de Visibilização

2 a 30 maio, 10h00 - 12h30 • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Visita + Oficina Alunos do IPCA

Com Miguel Oliveira e Inês Moreira

As fabriquetas são construídas de elementos banais, estando implantadas por todo o território. Tendemos, por isso, e com o nosso olhar, a torná-las invisíveis. A Oficina de Visibilização tem motivação artística e propõe a observação atenta dos elementos que compõem a instalação de Eduardo Matos, a partir do levantamento fotográfico com que o artista a construiu. Usando métodos fotográficos, após a recolha visual de fragmentos semelhantes nos territórios vividos pelos jovens estudantes, segue-se trabalho em estúdio no IPCA com orientação do artista e professor Miguel Oliveira, com o sentido de ativar uma nova mostra coletiva nos espaços da Fabriqueta, no CIAJG.


30 maio — 10 junho • CIAJG

Exposição

Com Miguel Oliveira e Alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Inauguração 30 maio às 18h00

Ativação da exposição Fabriqueta através de uma coleção de imagens criteriosamente criadas pela turma após um mês de oficinas e de trabalho artístico em volta da obra e da exposição de Eduardo Matos.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.


Saída dos Trabalhadores

6 maio, 14h00 • CIAJG

Caminhada

Com Eduardo Matos, Ludgero Almeida, Max Fernandes e Pedro Bastos

O momento de saída dos trabalhadores pelos portões da fábrica é um clássico do cinema e da fotografia que expõe o coletivo que faz laborar a grande máquina atravessando os portões ao fim da jornada de trabalho. Esta caminhada conta com a participação dos artistas Eduardo Matos, Ludgero Almeida, Max Fernandes e Pedro Bastos. Conduz os visitantes pelo território e paisagem pós-industriais de Guimarães e, também, pelos espaços das suas exposições: Pitar na Cangosteira (CAAA) e Fabriqueta (CIAJG).

Ponto de Encontro > Estação de Caminhos de Ferro de Guimarães

ESTA ATIVIDADE ENCONTRA-SE ESGOTADA


Operários, Artistas e Espaços no Vale do Ave

6 maio, 21h00 • CIAJG

Conversa Aberta

Com Mariana Rei, Pedro Bastos, Eduardo Matos

Moderação Inês Moreira

Nas últimas décadas, as fábricas, a indústria e a produção encheram-se de metáforas, fenómeno a que se assiste no Vale do Ave e, em particular, em Guimarães. Quem ocupa hoje estes lugares? Se as indústrias criativas apontam novas vidas, também a produção industrial pode incluir níveis de criatividade, manualidade e artesania anteriormente não existentes. A Fabriqueta convida à tertúlia sobre ideias, estudos e perceções sobre os lugares de trabalho de operários e artistas que hoje alteraram as funções da região.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.


Oficina de Voz e Trabalho

23 a 26 maio, 14h30-17h00 • CIAJG

Com Eduardo Matos e Max Fernandes

As fabriquetas estão ocupadas por matérias, sons e pessoas. No CIAJG, sob ideia dos artistas Eduardo Matos e Max Fernandes, inicia-se uma oficina de construção de um glossário vocal de expressões ligadas à atividade do trabalho e do pós-trabalho. Esta oficina de criação tem como ponto de partida a construção coletiva de um vocabulário em que o trabalho e o território são matérias amplificadas pelas vozes de elementos do coro Outra Voz, que expressam a sua experiência. O processo de criação conduz a uma performance sonora que ativa os espaços da Fabriqueta.

Destinada a pessoas com conhecimento de vocábulos e expressões do trabalho industrial.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia através de formulário.


27 maio, 18h00 • CIAJG

Performance da Oficina de Voz e Trabalho

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.

Levantamento de bilhetes no local, a partir das 17h00, no limite máx. de 2 bilhetes por pessoa


Agradecimento à Outra Voz pela mediação e convocatória de participantes para a Oficina de Voz e Trabalho.


Armazéns Pessoais

4 a 8 julho, 14h30-17h00 • CIAJG

Oficina

Com Eduardo Matos e Max Fernandes

A Fabriqueta é uma instalação, uma arquitetura, um espaço criado e construído num contexto de exposição. É também parte do imaginário popular que se torna num recurso em potência para usos inesperados. A partir deste ponto comum, imaginação artística e imaginação informal, os artistas Max Fernandes e Eduardo Matos desenvolvem uma oficina de criação com adolescentes que resultará numa performance coletiva. Pretende-se ativar através do corpo do adolescente, a experiência de explorar estruturas no território industrial próximo de casa. Sozinhos ou em grupo, que histórias nos contam os adolescentes?

Para público dos 12 aos 18 anos.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia através de formulário.


8 julho, 18h00 • CIAJG

Performance dos Armazéns Pessoais

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.


Caderno do programa público da exposição "Fabriqueta", de Eduardo Matos Download ⤓

Curator Inês Moreira


Partnership

Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho

IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile