A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
2022.10.08 HETEROCLITOS
CIAJG

7 a 17 de Fevereiro 2019

Em exposição no CIAJG

Voltar

O acervo do CIAJG é composto por 1128 objetos de artes africanas, pré-colombianas, chinesas e obras do artista português José de Guimarães.

Heteróclitos: 1128 objetos é uma exposição-ensaio que mostra a totalidade deste acervo e que reflete sobre as relações entre linguagem, sujeitos, história e política. A crise dos objetos e das suas representações, que fricciona constantemente com o nosso quotidiano, identidades e heranças, é aqui encenada através de uma coleção que, sob um mesmo gesto aglutinador, reúne acervos ditos “extra-europeus” e arte contemporânea, peças artísticas e religiosas, materiais provenientes de várias geografias e culturas do mundo. Como mostrar a sua natureza fractal sem encenar as estruturas de poder e de posse habituais? Como coreografar o caráter polifónico (com muitas vozes) desta coleção?


Em simultâneo, apresentam-se as exposições Things in Motion e Sara Ramo. Atirando Pedras. São enunciados autónomos mas que sugerem o tom no qual podem vibrar as obras ao seu redor, aglutinando e tornando tangíveis as preocupações e as reflexões da curadoria. A primeira é um arquivo de imagens históricas e de artistas contemporâneos que, como um coro do teatro grego, comenta a “ação dramática” que está a decorrer nas várias salas da coleção. A segunda é um recorte de trabalhos recentes da artista Sara Ramo que amplifica o significado de “heteróclito”, e procura ultrapassar a separação entre sujeitos e objetos.

Marta Mestre

Direção artística do CIAJG

CIAJG / Dafne Editora, 2022

Curadoria Marta Mestre

Arquitetura André Tavares e de Ivo Poças Martins

Design Macedo e Cannatà

Apoio DGArtes

Parceria ArtWorks

PROGRAMA

Loading...

Website desenvolvido por Bondhabits.
Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile