A Oficina
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina

Voltar

CCVF

/

Pequeno Auditório

SEXTA 24, 21H30 E SÁBADO 25 FEVEREIRO, 16H00

Zoo Story

Marco Paiva
Teatro

Maiores de 12

“Zoo Story” é uma criação em torno da falência da norma, que procura encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar. A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através do desempenho de dois intérpretes surdos. Um espetáculo de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expetativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença.

Espetáculo em Língua Gestual Portuguesa, legendado em português e com audiodescrição, em todas as sessões.

2023.02.24 Zoo Story

A língua através da qual grande parte da comunidade surda em Portugal (cerca de 30.000 pessoas) comunica entre si. A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. É produzida pelos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.

2023.02.24 Zoo Story

Um comentário adicional dirigido às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e que se refere à linguagem corporal, expressões e movimentos. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, durante as pausas naturais do áudio, sobre o que está a acontecer (e que não é percetível através da audição).

Texto Edward Albee

Direção Marco Paiva

Com Marta Sales, Tony Weaver

Cenografia F. Ribeiro

Figurinos José António Tenente

Desenho de luz Nuno Samora

Sonoplastia José Alberto Gomes

Videoarte Mário Melo Costa

Assistência de encenação Bárbara Pollastri

Tradução para LGP Carlos Martins

Produção executiva Nuno Pratas – Culturproject

Coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de Artes de Águeda, A Oficina/Centro Cultural Vila Flor e Culturproject

Parceria Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Projeto financiado pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes

_

Duração 60 min.
Fotografia Filipe Ferreira

aoficina.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile